Programação em Roraima contará com ações volantes em Boa Vista

A Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Controle de DST/AIDS, deu início no dia 16 de novembro a programação alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Aids. A data é celebrada anualmente em todo o mundo no dia 1º de dezembro.

Em Roraima, a programação contará com a realização de ações volantes, visando estarem próximas das populações mais vulneráveis. A ideia é gerar uma mobilização na luta contra o vírus HIV, a AIDS e outras IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

“Nesse dia reforçamos a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV e AIDS no Brasil e no Estado. Nós faremos ações de base comunitária, prevenção combinada, que é a disponibilização de insumos de prevenção, como preservativo masculino, feminino, autoteste e uma abordagem mais direta com a população”, destacou a técnica do NCDST/Aids, Sumaia Dias.

Com o tema “Comunidades Liderando”, a campanha deste ano quer reforçar a necessidade de uma maior conexão entre comunidades e os serviços de saúde pública, colocando-as no centro da resposta, construindo confiança, inovando, monitorando a implementação de políticas e serviços, e responsabilizando os setores provedores.

Segundo Sumaia, as ações vão priorizar as chamadas populações-chave, que são compostas por pessoas trans, gays, trabalhadores do sexo, população privada de liberdade e usuários de álcool e outras substâncias.

“Nós estamos trabalhando na ampliação de serviços para as pessoas vivendo com HIV mais próxima da comunidade. Nós temos uma unidade de atendimento para quem tiver o diagnóstico positivo para HIV. Além de orientações que é feito e disponibilização de insumos de prevenção e o autoteste, que é uma inovação mais recente do Ministério da Saúde”, ressaltou.

OUTRAS DOENÇAS

Além do HIV/AIDS, as ações também focarão na massificação de informações sobre as IST’s, que são doenças causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos transmitidos pela prática sexual sem uso de preservativos.

No geral, as IST’s se manifestam por meio de feridas, corrimento e verrugas anogenitais em partes íntimas. No entanto, as lesões também podem surgir em outras partes do corpo, como palmas das mãos, olhos e língua.

“A Coordenação desenvolverá atividades em alusão a esse dia que visam divulgar mensagens de esperança, solidariedade, principalmente prevenção, incentivando novos compromissos com essa luta”, completou.

JORNALISTA: Suyanne Sá