Secretários de Saúde debatem financiamento de sistemas e incentivos para o serviço de verificação de óbito

Secretários de saúde dos 27 Estados Brasileiros reuniram-se em Brasília nesta quarta-feira, dia 29, para discutir temas pontuais que visam a melhoria da prestação de serviços no Sistema Único de Saúde, em mais uma assembleia promovida pelo Conass (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde).

As conversas mais relevantes giraram em torno da necessidade de maiores financiamentos em sistemas integrados de informações e prontuários da Rede SUS. O estado de Roraima foi representado pela secretária de Saúde, Cecília Lorenzon.

“A pauta da 11ª Assembleia do Conass teve como finalidade promover a discussão e aprovação de temas relevantes para a saúde. Então, foram feitas as propostas acerca da pactuação para o financiamento de sistemas, de modo a integrar todas as informações do SUS e prontuários, que facilitarão a imagem e a possibilidade do sistema enxergar o paciente e as suas necessidades”, explicou.

Outra pauta discutida pelos secretários de saúde foi o desenvolvimento de estratégias que aperfeiçoarão as práticas de verificação do óbito. A atual gestão do Ministério da Saúde sinalizou que haverá melhorias significativas nesse setor.

“Outro ponto de destaque é que teremos incentivos para serviços de verificação de óbito, que traz mais segurança e humanização para o acolhimento de quando qualquer usuário do SUS vir a óbito”, frisou Cecília.

Também foi realizada uma discussão acerca do ressarcimento de todas as despesas dos Estados com bloqueios de demandas judiciais oriundos de obrigações da União, seja na seara de oncológicos, medicamentos ou outros procedimentos. O tema tem sido amplamente debatido junto ao Supremo Tribunal Federal.

“Todas essas discussões são fundamentais para poder promover uma saúde de melhor qualidade, atendendo os anseios das 27 unidades federativas do país, formando um conselho mais sólido e coeso na defesa da saúde pública”, pontuou Cecília.

FOTOGRAFIA: Divulgação/Conass