CGVS – Aumento de casos coloca Roraima em alerta para dengue

O Boletim ressalta ainda que é esperado um aumento no número de casos prováveis de dengue para o mês de fevereiro, o que reforça a necessidade de organização dos postos de saúde para a identificação de casos suspeitos.

Dados do Boletim de Monitoramento das Arboviroses, da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, apontam que Roraima apresentou aumento alarmante no número de casos de dengue nas três primeiras semanas de 2024.

O documento aponta que o estado contabilizou 40 casos prováveis da doença, o que representa aumento de 400% quando comparado ao ano passado, quando se contabilizou oito casos prováveis.

“Considerando a série histórica, no mês de fevereiro, é esperado um aumento no número de casos prováveis de dengue. Portanto, todos os municípios devem se organizar para garantir a identificação de casos suspeitos nas UBS [Unidades Básicas de Saúde – postos de saúde], realizar coleta para exames de diagnóstico no primeiro contato com o paciente visando identificar os sorotipos circulantes do DENV e, principalmente preparar os profissionais para identificação da manifestação de sinais de gravidade nos usuários que buscarem os serviços de saúde”, ressalta um trecho do Boletim.

Segundo a gerente do Núcleo de Controle da Febre Amarela e Dengue, Rosângela Santos, 70% dos focos do mosquito Aedes Aegypt foram encontrados dentro dos domicílios, principalmente no lixo doméstico, o que acende um alerta.

Dessa forma, é necessário que a população também contribua para os trabalhos de controle desempenhados pelos agentes de endemias dos municípios.

“Um desses locais [de proliferação do mosquito] é o que a gente chama de criadouros móveis, que são as garrafas pet, copos descartáveis, vasos de plantas, bebedouros de animais, e outros. Ou seja, tudo aquilo que acumula água e que a gente pode eliminar. Outro depósito que também observamos como potencial criadouro é aqueles que são utilizados para armazenar água, como as caixas d’água e outros depósitos ao nível do solo. É preciso que as pessoas se certifiquem que esses locais estão bem vedados ou lavados semanalmente”, pontuou.

MAPA DA DENGUE EM BOA VISTA

Dos 40 casos prováveis de dengue registrados nas três primeiras semanas de janeiro deste ano, 35 estão concentrados na Capital Boa Vista.

Por bairro, o boletim da CGVS constatou um caso provável nos bairros Liberdade, Aracelis, Raiar do Sol, Jardim Tropical, Pintolândia, Cidade Satélite, Piscicultura, Parque Residencial Caçari, Pricumã e no Said Salomão, respectivamente.

O documento apontou ainda dois casos prováveis no 13 de Setembro, Buritis, Centenário, Dr. Sílvio Leite, Caimbé e Caranã, respectivamente.

Os bairros Jóquei Clube, Senador Hélio Campos, São Bento e Jardim Equatorial, registraram três casos prováveis, respectivamente. E um caso da doença não teve identificação de bairro.

A visita domiciliar com a finalidade de eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypt é uma atribuição das equipes de endemias das prefeituras municipais, que recebem aporte financeiro para executar as ações.

JORNALISTA: Minervaldo Lopes e Leandro Freitas