Pular para o conteúdo
Search

CGVS – Combate à Hanseníase é tema de programação no Coronel Mota

A hanseníase é uma doença que tem cura, e no Coronel Mota o paciente é acompanhado por uma equipe multiprofissional composta por médicos, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e enfermeiros.

A Policlínica Coronel Mota, em parceria com o Núcleo Estadual de Controle da Hanseníase, promove nesta segunda-feira, 29, uma vasta programação em alusão ao Janeiro Roxo, campanha que tem como finalidade alertar a população sobre os cuidados com a doença.

Até o fim do dia, os usuários da unidade terão acesso à consultas dermatológicas, testes rápidos para detecção da doença, palestras e panfletos com informações sobre o que é a hanseníase e como tratá-la.

“Muitas vezes é uma doença silenciosa que fica num período de incubação, desde o contato com o bacilo, de um a dez anos. E às vezes ela não se manifesta no mesmo ano, demora às vezes até dez anos”, destacou a dermatologista da unidade, Alba Palermo.

A agricultora Maria das Dores Peixoto, de 55 anos, soube da campanha por meio das redes sociais da Sesau (Secretaria de Saúde) e viu uma oportunidade de tirar suas dúvidas a respeito de algumas manchinhas no corpo.

“É sempre importante prestar atenção, ver algum sinal e procurar um profissional. Temos que cuidar mais de nós mesmos, se ver alguma coisa anormal, temos que vir atrás para ter um diagnóstico concreto”, pontuou a paciente.

IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, que tem um grande índice de pessoas infectadas, sendo o Brasil o segundo país com a maior incidência de casos.

Identificar alguns dos sintomas em pessoas acometidas pela doença, como a perda de pelos no corpo, é essencial e um importante indicativo para procurar um profissional da área.

“Uma forma de ajudarmos as pessoas a identificarem é que essa doença acomete a pele e o nervo. Ela perde a sensibilidade motora e tátil, fica dormente nas regiões da mão e pé, perde a força muscular. Fora as lesões que aparecem na pele, que podem aparecer junto com essa perda da sensibilidade”, explicou Alba.

A hanseníase é uma doença que tem cura, e no Coronel Mota o paciente é acompanhado por uma equipe multiprofissional composta por médicos, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e enfermeiros.

“É muito importante que essas pessoas procurem um posto de saúde, solicitar os exames, fazer o teste de sensibilidade e assim começar o tratamento com o medicamento. E aqui no serviço de Hanseníase do Coronel Mota fazemos esse trabalho de tratamento de casos mais complicados”, acrescentou a dermatologista. A Policlínica Coronel Mota está localizada na rua Coronel Pinto, 646, no Centro de Boa Vista.

 

SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Suyanne Sá
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau