PREVENÇÃO – Carnaval é época de redobrar os cuidados com as Infecções Sexualmente Transmissíveis

O preservativo é o único método contraceptivo de dupla proteção existente atualmente, uma vez que evita ao mesmo tempo uma gravidez não planejada e problemas de saúde causados pelas ISTs

Que o carnaval é época de diversão, isso todo mundo já sabe. No entanto, esse período também requer bastante atenção em relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Dados de 2019 da Pesquisa Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde, revelaram que cerca de 60% dos brasileiros acima de 18 anos já tiveram relações sexuais sem uso de preservativos. Apenas 28,8% afirmaram usar preservativos em todas as relações sexuais, e outros 17,1% às vezes.

Manter as pessoas informadas ajuda no controle de novos casos, melhorando não só o cenário epidemiológico de estados e municípios, mas também na qualidade de vida da população.

“Temos buscado constantemente fortalecer a conscientização da população quanto ao acesso e o uso dos insumos de prevenção das ISTs. Sejam eles os preservativos masculinos e femininos, o auto teste de HIV, e também através das testagens rápidas para HIV, sífilis, hepatite B e C”, destacou a técnica do Núcleo de Controle das DST/AIDS da Secretaria de Saúde, Jamilla Correia.

De acordo com ela, o preservativo é o único método contraceptivo de dupla proteção existente atualmente, uma vez que evita ao mesmo tempo uma gravidez não planejada e problemas de saúde causados pelas ISTs, como sífilis, gonorreia, clamídia, HPV e herpes.

“Nós orientamos e conscientizamos a população sobre o acesso a esses insumos de forma gratuita, por isso, busque uma unidade mais próxima da sua casa. Ter acesso a esses insumos ajudará a diminuir ou até mesmo extinguir a cadeia de transmissão”, reforçou.

A IMPORTÂNCIA DO NCDST/AIDS

Além de fazer o repasse de preservativos, o NCDST/AIDS é responsável por dar suporte aos 15 municípios no que diz respeito a ações de monitoramento, por meio da realização de testagem rápida para HIV, sífilis, hepatites B e C. O órgão também realiza o envio de medicamentos para a PEP (Profilaxia Pós Exposição) e antirretrovirais, que são utilizados para o tratamento de pacientes com HIV.

“Caso você tenha sido exposto em uma relação sexual desprotegida, sofreu algum acidente de trabalho com perfurocortante, exposto a objetos ou fluidos contaminados, procure uma unidade próxima da sua casa que esteja funcionando nesse período prolongado de feriado para que você receba todas as orientações”, completou.

É importante destacar que, além dos Postos de Saúde, os usuários do Sistema Único de Saúde podem buscar orientações e tratamento contra as ISTs junto ao CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), unidade que funciona em anexo à Policlínica Coronel Mota. O CTA fica localizado na Avenida Ville Roy, 5820, Centro de Boa Vista.

JORNALISTA: Suyanne Sá e Minervaldo Lopes
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau