A programação do Dezembro Vermelho seguirá até o dia 6, com diversas atividades educativas e de testagem, com foco na prevenção e diagnóstico precoce.
A Sesau (Secretaria de Saúde) iniciou nesta segunda-feira, 2, a programação alusiva ao Dezembro Vermelho, campanha dedicada à prevenção da população contra o vírus HIV s e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
O primeiro dia de ações contou com a realização de testagem rápida contra HIV, Sífilis, Hepatites Virais (B e C) e Prevenção Combinada no CSE (Centro Socioeducativo) e SAE (Serviço de Assistência Especializada), unidade que faz parte do complexo da Policlínica Coronel Mota.
“Para o Dezembro Vermelho, nós preparamos uma vasta programação pensando em levar prevenção e promoção a toda a população. Você conhecer o seu sorológico é também prevenção, temos um serviço de saúde para fazer seu teste e garantir mais qualidade de vida”, destacou a gerente do Núcleo de Controle das IST/AIDS, Jaqueline Voltolini.
A programação do Dezembro Vermelho seguirá até o dia 6, com diversas atividades educativas e de testagem, com foco na prevenção e diagnóstico precoce.
Além das unidades de referência da capital, as ações também serão executadas nas Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelos municípios do Estado.
Tratamento de qualidade – Para pacientes em tratamento contra HIV/Aids, a referência é o SAE (Serviço de Atendimento Especializado), que funciona junto à estrutura do Coronel Mota. A unidade é a única no Estado que oferece atendimento integral aos usuários do Sistema Único de Saúde.
O SAE oferece acolhimento com especialistas clínicos, dermatologistas, psicólogos, infectologistas e nutricionistas para aumentar sua qualidade de vida e levar mais dignidade aos pacientes da unidade.
No atendimento, é prezado o acolhimento humanizado, onde os profissionais buscam sempre atender o paciente da melhor forma possível, acolhendo, explicando e garantindo o sigilo para que ele se sinta abraçado pela equipe.
“Teremos ações com teste rápido para que as pessoas que tenham tido algum tipo de exposição e também para os pacientes que já tem o diagnóstico positivo de HIV para fazer o tratamento. Temos uma equipe multidisciplinar que está envolvida nesse tratamento, nutricionista, médico infectologista, psiquiatra, para que o paciente tenha bons resultados e maior adesão ao tratamento”, afirmou a diretora geral da Policlínica Coronel Mota, Mayara Bianca Carneiro.
Para esta semana, na quarta-feira, a partir das 10h, o SAE realizará uma roda de conversa com profissionais da psicologia, sendo voltada especialmente para pacientes e acompanhantes da unidade.
“Será para sensibilizar as pessoas na prevenção, para dar orientação e falar um pouco também sobre o preconceito, a importância da equipe, do acolhimento ao paciente”, explicou a psicóloga do SAE, Avani Pereira.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Suyanne Sá
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau