Segundo a apoiadora do PNI (Programa Nacional de Imunização) em Roraima, Naiade Bezerra, apesar da melhora em alguns indicadores, ainda há muito o que fazer
Entidades que compõem o Comitê de Coordenação das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade em Roraima se reuniram na manhã desta terça-feira, 10, para discutir metas para o aumento de coberturas vacinais para o ano de 2025.
Além da Sesau (Secretaria de Saúde), grupo composto pela Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), Sejuc (Secretaria da Justiça e da Cidadania), Seed (Secretaria de Educação e Desporto), MPRR (Ministério Público de Roraima), TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), UFRR (Universidade Federal de Roraima) e os Distritos Sanitários Especiais Indígenas do Leste e Yanomami.
“O comitê juntou várias pessoas para discutirem o processo de trabalho que organizamos, para ver se realmente aquilo está dando resultado, onde é que estamos errando, onde é que estamos tendo dificuldade para alinhar essa situação e, com certeza, dar um atendimento de qualidade para a população”, afirmou o diretor do DVE (Departamento de Vigilância Epidemiológica), José Vieira Filho.
Além de planejar ações estratégicas para a proteção da população quanto às doenças imunopreveníveis para o próximo ano, o encontro também tratou de avaliar as atividades que foram desenvolvidas ao longo de 2024.
Segundo a apoiadora do PNI (Programa Nacional de Imunização) em Roraima, Naiade Bezerra, apesar da melhora em alguns indicadores, ainda há muito o que fazer para que o Estado possa figurar entre as unidades com melhor cobertura vacinal no país.
“Vamos trabalhar os pontos fracos no sentido de sanar essas fragilidades e fortalecer os municípios. Iremos conversar com eles e tentar buscar soluções realmente para que, em 2025, as coberturas vacinais sejam ainda melhores e mais homogêneas”, ressaltou. A ideia é que outros encontros venham a ocorrer a cada quatro meses, sempre trazendo dados que evidencie avanços na imunização contra as mais diversas doenças.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Suyanne Sá
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau