wwwwwO Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Roraima - CIEVS/RR foi implantado no ano de 2007, sendo parte integrante da Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública - Rede CIEVS. É integrante do Sistema de Vigilância em Saúde do estado de Roraima sendo uma Gerência do Departamento de Vigilância Epidemiológica - DVE da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde - CGVS da Secretaria de Estado da Saúde de Roraima – SESAU/RR e foi instituído pelo Decreto Nº 10.352-E de 11 de agosto de 2009 e teve seu regimento interno aprovado no Decreto nº 13.403-E de 31 de outubro de 2011.
wwwwwO CIEVS/RR tem como propósito o recebimento, detecção, avaliação e monitoramento de notificações, análise de dados e informações estratégicas relevantes à prática de vigilância em saúde, criando meios de identificação e intervenção precoce nas emergências em saúde pública de relevância estadual e nacional, estimando o risco de expansão destes eventos. O CIEVS/RR está disponível 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, nos 365 dias do ano, tornando-se a porta de entrada de notificações compulsórias imediatas da SESAU/RR e consequentemente, a ponte entre o Estado e Ministério da Saúde - MS.
wwwwwSegundo as normas nacionais, os eventos de saúde pública são de notificação compulsória imediata e devem ser notificados por profissional de saúde ou responsável pelo serviço assistencial que prestar o primeiro atendimento, em até 24 (vinte e quatro) horas, pelo meio mais rápido disponível (telefone, e-mail etc.), à autoridade de saúde competente.
wwwwwAs notificações procedentes dos setores responsáveis pela vigilância em saúde nos governos federal, estadual e municipal não exigem verificação de veracidade. Por outro lado, as comunicações procedentes de outros setores governamentais, população, imprensa, profissionais de saúde e quaisquer outros serviços públicos e privados exigem verificação. Isso ocorre porque, nesse caso, o notificador não possui nenhuma atribuição relacionada à gestão do evento notificado. Apenas para as comunicações, deve ser realizada a verificação junto ao setor competente.
wwwwwAs informações procedentes da OPAS/OMS sobre potenciais ESPII – Emergências em Saúde Pública de Importância Internacional - devem ser comunicadas aos diversos setores do governo federal relacionados à vigilância da doença, agravo ou ESP e aos CIEVS/SES. O CIEVS/RR realiza atendimentos, recebimento de notificações e suporte aos 15 municípios do Estado 24 horas para agravos que possam se tornar emergências em saúde pública, listados na Portaria de Consolidação – PRC nº4 de 28 de setembro de 2017, Anexo I do Anexo V (última alteração do Anexo I do Anexo V – Portaria GM/MS nº 217 de 1º de março de 2023).
Missão
“Observar o sistema estadual de saúde, visando os princípios e diretrizes do SUS, desenvolvendo, com qualidade, ações de monitoramento e atenção à saúde da população do Estado de Roraima”
Visão
"Tornar-se modelo de excelência na vigilância e atenção à saúde, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida da população”.
Valores
Ética, compromisso, inovação, transparência e humanização
Competências do CIEVS
I – coletar, consolidar, avaliar, analisar e disseminar informações referentes a eventos de saúde pública;
II – detectar doenças inusitadas ou inesperadas e eventos de saúde que possam constituir emergência em saúde pública;
III – verificar eventos e rumores de saúde pública que possam constituir ameaça à saúde da população;
IV – avaliar o risco das doenças, agravos e eventos de saúde pública que possam constituir uma emergência em saúde pública;
V – elaborar estratégias de comunicação de riscos para resposta a potenciais eventos de saúde pública;
VI – monitorar eventos de saúde pública para subsidiar ações de preparação, vigilância e resposta;
VII – apoiar processos de formação continuada junto aos profissionais para o fortalecimento das ações de preparação, vigilância e resposta a eventos de saúde pública; e
VIII – apoiar o acionamento e integrar as equipes de pronta resposta a eventos de saúde pública.
IX – integrar a Rede CIEVS do estado de Roraima que tem como finalidade, ampliar a capacidade de inteligência epidemiológica, aprimorar a capacidade de detecção, notificação, verificação, comunicação, monitoramento e apoio à resposta a eventos de saúde que possam constituir emergência em saúde pública, no âmbito das esferas da gestão do SUS.
X – instituir e coordenar o Comitê de Monitoramento de Eventos (CME) do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Roraima (CIEVS/RR), com caráter técnico-científico de natureza consultiva, normativa e de investigação, com a finalidade de compartilhar informações oportunas e estabelecer o diálogo entre os diferentes gestores das áreas técnicas para apoiar a tomada de decisão às potenciais Emergências em Saúde Pública (ESP).
CGVS 2022 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido I Núcleo de Sistemas de Informações em Saúde - NSIS/CGVS