Pular para o conteúdo
Search

REFORÇANDO CUIDADOS – Coordenadoria de Vigilância de Roraima capacita municípios sobre controle de sarampo e rubéola

A técnica do Núcleo Estadual de Controle das Doenças Exantemáticas, Daiane Rodrigues, afirmou que o objetivo da ação é auxiliar os municípios no planejamento das campanhas de imunização

     A Sesau (Secretaria de Saúde), por meio da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde) iniciou nesta quarta-feira, 30, a capacitação sobre ações de controle e vigilância do sarampo e rubéola nos municípios do estado.

     Para esta primeira etapa, estão sendo contemplados os profissionais que atuam em Boa Vista. A atividade vai ocorrer até esta quinta-feira, 1º de dezembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no auditório da CGVS, que fica no bairro São Francisco.

     A técnica do Núcleo Estadual de Controle das Doenças Exantemáticas, Daiane Rodrigues, afirmou que o objetivo da ação é auxiliar os municípios no planejamento das campanhas de imunização, resultando na melhora das coberturas vacinais e reduzindo o risco de reintrodução dessas doenças no estado, através de ações de identificação e controle dos casos suspeitos.

     “Vamos melhorar o desenvolvimento das ações de vigilância do sarampo e da rubéola nos 15 municípios do estado. O intuito é saber identificar um caso suspeito e agir de forma rápida”, declarou.

     No caso do sarampo, a atividade é de extrema relevância, uma vez que há a necessidade de entender a sua forma de contágio e perigosa letalidade. Só em 2018, por exemplo, o Estado contabilizou 367 casos confirmados da doença, dentre eles,180 confirmados em Boa Vista.

     A técnica da DVE (Divisão de Vigilância Epidemiológica) Roberta Calandrini é uma das palestrantes da capacitação. Ela explicou que a temática da ação deve fortalecer a capacidade de resposta da vigilância em saúde frente a casos suspeitos de ambas as doenças.

FONTE: SESAU/RR