Pular para o conteúdo
Search

Campanha Nacional de Multivacinação em Roraima será iniciada neste sábado, 12

O Brasil se prepara para um novo momento da Campanha Nacional de Multivacinação, que tem como objetivo atualizar o calendário de vacinação de crianças e adolescentes até os 15 anos. Como coordenadora das políticas de imunização a nível estadual, a Sesau (Secretaria de Saúde) promove uma série de ações para garantir que tudo ocorra como preconiza o Ministério da Saúde.

A Campanha Nacional de Multivacinação em Roraima ocorre no período de 12 a 26 de agosto de 2023.

As datas foram escolhidas pela Sesau, por meio da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), seguindo as estratégias do PNI (Programa Nacional de Imunizações).

Para combater o risco de reintrodução de doenças já eliminadas pela vacinação, o MS estabeleceu parceria com os Estados e municípios brasileiros para promover a iniciativa, que abre uma nova etapa do Movimento Nacional pela Vacinação, iniciado em fevereiro pelo Governo Federal, e que busca retomar as altas coberturas vacinais e manter o Brasil livre da poliomielite e de outras doenças evitáveis por meio da vacinação.

“Isso implica desenvolver atividades mais próximas à comunidade, como a vacinação extra-muro, que ocorrerá fora das unidades de saúde, além de utilizar recursos de divulgação na imprensa e em redes sociais para disseminar mensagens para sensibilizar a população sobre a importância da vacinação”, explicou a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon.

A mobilização social também será fundamental para o sucesso da campanha. Para isso, a Sesau já articula o envolvimento de parceiros dentro dos municípios, como sociedades médicas, associações de bairros e líderes comunitários, para fortalecer a conscientização sobre os benefícios e a importância da imunização.

“Essa estratégia é muito importante para continuarmos a manter nossas crianças e adolescentes saudáveis. Pais e responsáveis, levem seus filhos em qualquer unidade básica de saúde, fiquem atentos para o calendário que os municípios vão estar divulgando, com pontos estratégicos e horários disponíveis. Vacinar é importante e vacinas salvam vidas”, ressaltou a coordenadora da CGVS, Valdirene Oliveira.

 

SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Dennis Martins
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau