Pular para o conteúdo
Search

Governo capacita profissionais de saúde do interior sobre manejo clínico da influenza

Profissionais de saúde que atuam em unidades do interior participaram nesta quarta-feira, 16, da capacitação sobre Manejo Clínico de Influenza e Diagnóstico Laboratorial de Vírus Respiratórios. O evento é uma promoção do Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde).

Iniciado na terça-feira, 15, a atividade tem como foco melhorar a abordagem médica e o diagnóstico preciso de doenças respiratórias, em especial a influenza.

“Espera-se que a capacitação auxilie efetivamente os profissionais de saúde no atendimento adequado dos pacientes e com isso evitar o agravamento dos casos por meio do tratamento eficaz e em tempo oportuno”, enfatizou a Coordenadora do Núcleo de Controle da Influenza, Larissa Costa.

Enfermeira de uma unidade do município de Rorainópolis, Alba Martins, expressou seu entusiasmo em relação à capacitação. “Essa capacitação vai deixar os profissionais dos interiores mais aptos para atender casos de influenza. O conhecimento nunca é demais e o processo para mim é de grande aprendizagem, é ótimo e tem que continuar”, frisou.

Além dos profissionais do interior, a ação também foi voltada para os trabalhadores que prestam serviços de saúde para os DSEIs (Distritos Sanitários Especiais Indígenas) existentes no Estado.

Enfermeira do DSEI Yanomami, Juliana Garcia destacou a importância da capacitação para lidar com as particularidades da população dessa etnia.

“Considerando as especificidades do Yanomami em si, você saber tratar, fazer o manejo clínico da influenza e de síndromes gripais é extremamente importante. Vou levar adiante e ser uma multiplicadora para mais profissionais com foco na prevenção e no tratamento precoce dessas doenças”, afirmou.

O evento de capacitação demonstra o compromisso do estado em proporcionar treinamento de alta qualidade para os profissionais da saúde, a fim de aprimorar a abordagem médica e fortalecer a capacidade de diagnosticar e tratar doenças respiratórias de maneira eficaz.


SECOM RORAIMA
JORNALISTA:
Victória Teixeira
FOTOGRAFIA: Brenda Lima