CGVS – Dez municípios de Roraima farão parte da campanha de vacinação contra a dengue

A delimitação do público da campanha levou em consideração a capacidade limitada de produção de vacinas pelo laboratório japonês Takeda Pharma.

Dez municípios de Roraima farão parte da campanha nacional de vacinação contra a dengue. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira, 25. De acordo com o órgão ministerial, 3,2 milhões de pessoas em todo o país serão vacinadas a partir de fevereiro deste ano.

No Estado, a campanha será realizada nos municípios de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima e Uiramutã.

A imunização ocorrerá em 521 cidades brasileiras em 37 regiões. A escolha foi feita com base em uma série de critérios, dentre eles municípios de grande porte com alta transmissão de dengue e predominância do sorotipo DENV-2.

Ao todo, o país vai dispor de 6,5 milhões de doses do imunizante Qdenga. A Sesau (Secretaria de Saúde) aguarda o envio de nota técnica para elencar as estratégias que serão executadas junto aos municípios.

“Não temos ainda a data do início [da campanha] e da chegada das primeiras doses, mas assim que tivermos a grade de distribuição [de vacinas] nós estaremos informando a população do Estado”, destacou a coordenadora-geral de Vigilância em Saúde da Sesau, Valdirene Oliveira.

O Ministério da Saúde confirmou ainda a contratação de mais nove milhões de doses de vacinas para impulsionar a imunização da população em 2025. O público-alvo no momento será crianças e adolescentes com idades entre 10 a 14 anos.

É importante ressaltar que a definição das cidades que receberão os imunizantes e o público a ser beneficiado foi feita em conjunto pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde e órgãos representantes de estados e municípios.