FEBRE AMARELA – Vigilância Estadual investiga ocorrências de epizootias no município de Alto Alegre

O NCFAD tem reforçado junto aos municípios do Estado sobre a importância da proteção de pessoas

O município de Alto Alegre está em alerta para o surgimento de eventuais casos do tipo Silvestre da Febre Amarela. Pelo menos quatro casos envolvendo a morte de macacos estão sob investigação pela Coordenação Geral de Vigilância em Saúde, órgão subordinado à Secretaria de Saúde.

Conforme relatórios do Núcleo Estadual de Controle da Febre Amarela e Dengue, os casos ocorreram em localidades da Vila São Silvestre e Novo Planalto, sendo a primeira notificação encaminhada pela Vigilância Municipal de Alto Alegre no dia 23 de janeiro.

“De janeiro até a presente data, nós tivemos quatro ocorrências de Epizootias, todos no município de Alto Alegre. Infelizmente não foi possível [realizar] a coleta de material desses primatas, uma vez que já estavam em decomposição”, explicou a gerente do NCFAD, Rosângela Santos.

De acordo com ela, as investigações continuam. O Núcleo de Entomologia da CGVS realizou coleta de vetores na região e o município de Alto Alegre já recebeu as orientações do Estado quanto à necessidade da intensificação da vacinação para a Febre Amarela e vem realizando a cobertura vacinal.

“Outras atividades de controle estão sendo realizadas, tanto na zona rural, quanto no âmbito periurbano”, completou.

Além da necessidade de ações mais efetivas contra a febre amarela, o NCFAD tem reforçado junto aos municípios do Estado sobre a importância da proteção de pessoas que se expõem a ambientes de risco, como regiões de mata, florestas e áreas de garimpo.

No ano passado, Roraima confirmou por meio de análise laboratorial o óbito de um morador de Boa Vista. A vítima, um homem de 37 anos, acabou contraindo a doença durante deslocamento para uma área de mata de Rorainópolis, município localizado na Região Sul.

“O município de Alto Alegre está em atenção. Vários alertas já foram demandados e solicitamos que todas as pessoas que vão adentrar regiões de matas no Estado, que estejam vacinadas no mínimo com 10 dias de antecedência, principalmente pescadores, pessoas que realizam caça e aquelas que fazem turismo ecológico. Roraima é um estado endêmico para Febre Amarela Silvestre, nós temos vetores e tivemos um caso positivo da doença em 2023, sugerindo que temos o vírus circulando”, pontuou.

SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Minervaldo Lopes