CGVS – Reunião aborda plano de contingenciamento para enfrentamento das arboviroses em Boa Vista

Técnicos da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde, reuniram os servidores da saúde municipal de Boa Vista na tarde desta quinta-feira, dia 09, para discutir a elaboração do Plano de Contingenciamento para o Enfrentamento das Arboviroses.

A reunião dá continuidade às ações iniciadas na semana passada, quando Roraima realizou a capacitação em manejo clínico das arboviroses urbanas e silvestres. A atividade foi totalmente voltada para os profissionais médicos e enfermeiros da rede primária (prefeitura) e rede especializada (governo).

“Após a capacitação sobre o manejo da dengue na semana passada, os técnicos do município de Boa Vista receberam o feedback da participação dos profissionais na capacitação e também a apresentação do plano de contingência para o enfrentamento das arboviroses”, informou a coordenadora da CGVS, Valdirene Oliveira.

Na ocasião, os participantes puderam debater a organização do fluxo de atendimento do paciente suspeito de arboviroses dentro das unidades básicas de saúde, desde a notificação, investigação, classificação de risco até a realização da prova do laço como medida fundamental para identificação de sinais de gravidade, além do aprimoramento de estratégias de coleta de exames para o diagnóstico e vigilância de alta qualidade.

“Foi uma reunião de articulação e organização do fluxo no município de Boa Vista, com a participação da atenção especializada do município, vigilância epidemiológica, atenção básica, entomologia e zoonoses”, destacou Valdirene, que ressaltou que as mesmas atividades serão levadas para as cidades do interior.