O Estado de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), recebeu do Ministério da Saúde, 10.400 doses da vacina contra a Covid-19, da farmacêutica americana Moderna. A expectativa é prevenir a população local contra a subvariante Ômicron XBB 1.5. Conforme a coordenadora Geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira, as doses do imunizante entrarão na logística de distribuição de vacinas de rotina do Estado, com repasse ocorrendo de acordo com a necessidade de cada município.
“A disponibilização para os municípios será conforme solicitação das prefeituras. A indicação é de uma dose anual para pessoas de cinco anos ou mais com risco de desenvolver formas graves da doença, ou seja, população vulnerável, como idosos acima de 60 anos, gestantes e trabalhadores da saúde”, explicou. Segundo o Painel de Monitoramento da CGVS, até o dia 20 de maio, o Estado contabilizou 189.842 casos confirmados de covid-19, além de 2.202 óbitos pela doença.
Prefeituras são responsáveis por executar campanhas de vacinação – Na ponta do sistema, os municípios são os responsáveis pela execução das campanhas junto ao público-alvo, cabendo aos gestores a adoção mais adequada de medidas que possibilitem atingir o maior número de pessoas possíveis. A vacina continua a ser a principal arma de proteção das pessoas contra a Covid-19, estando o imunizante acessível em qualquer posto básico de saúde.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Suyanne Sá
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau