Os trabalhos foram conduzidos pela psicóloga cognitiva Gabriela Matias, e
pelo coordenador da CCPS/PAD, Adriano Coelho
Servidores que atuam na gestão administrativa e departamentos de recursos humanos de unidades que compõem a Rede Estadual de Saúde participaram nesta sexta-feira, dia 30, da palestra Prevenção e Tratamento do Assédio e da Discriminação Sexual e Moral.
Promovida pela Coordenadoria da Comissão Permanente de Sindicância e PAD da Sesau (Secretaria de Saúde) e Ouvidoria Geral do SUS em Roraima, a atividade foi realizada no auditório da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, situada no bairro São Francisco, zona Norte de Boa Vista.
Os trabalhos foram conduzidos pela psicóloga cognitiva Gabriela Matias, e pelo coordenador da CCPS/PAD, Adriano Coelho, que ressaltou a importância da temática para os trabalhadores da saúde.
“Uma gestão que realmente se preocupa com o combate ao assédio, ela busca preservar o servidor, para que não ocorra a queda de rendimento dele no dia a dia, pois o assédio atinge não só o trabalhador, mas também todos ao redor dele, e se isso acontece, a proatividade do setor ou até mesmo da instituição acaba abalada”, reforçou.
Além de realizar uma análise e informar aos servidores sobre o que pode ou não ser caracterizado como assédio, a atividade também teve como foco a apresentação do novo manual sobre combate à discriminação e as diferentes formas de assédio no ambiente de trabalho.
Entre as participantes do evento estava Valquiria Barreto, que atua como assistente social e técnica da CGVS, que elogiou a participação dos gestores na palestra.
“Acho de suma importância a participação dos servidores, dos gestores, para entender um pouco mais sobre como ter uma boa postura, principalmente quando se é líder, quando se está em uma gestão e também como servidor, que tem voz, mas que só precisa os meios certos”, completou.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Minervaldo Lopes
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau