Pular para o conteúdo

Arboviroses

wwwwwAs arboviroses são um grupo de doenças virais que são transmitidas principalmente por artrópodes, como mosquitos e carrapatos. A palavra "arbovirose" deriva de "arbovírus", que significa "vírus transmitido por artrópodes". Essas enfermidades podem causar uma variedade de sintomas, desde febre leve até complicações mais sérias, sendo algumas delas potencialmente fatais. Os principais vetores das arboviroses são os mosquitos, em particular, os gêneros Aedes, Culex e Anopheles. Esses insetos se tornam portadores dos vírus ao picar uma pessoa infectada e, subsequentemente, passam o vírus para outras pessoas durante suas picadas.

Chikungunya

Febre Amarela

DENGUE

wwA Dengue é doença febril aguda, que pode apresentar um amplo espectro clínico, pois a maioria dos pacientes se recupera após evolução clínica leve e autolimitada, enquanto uma pequena parte evolui para gravidade. É a mais importante arbovirose que afeta o homem, constituindo-se em sério problema de saúde pública no mundo. Ocorre e é disseminada especialmente nos países tropicais e subtropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes aegypti e do Aedes albopictus.

CHIKUNGUNYA

wwA Febre de Chikungunya é uma doença produzida pelo vírus chikungunya (CHIKV), transmitida por mosquitos do gênero Aedes, que cursa com enfermidade febril aguda, subaguda ou crônica. A enfermidade aguda se caracteriza, principalmente, por início súbito de febre alta, cefaleia, mialgias e dor articular intensa, afetando todos os grupos etários e ambos os sexos. Em uma pequena porcentagem dos casos a artralgia se torna crônica, podendo persistir por anos. As formas graves e atípicas são raras, mas quando ocorrem podem, excepcionalmente, evoluir para óbito. A febre de chikungunya é uma enfermidade endêmica nos países do Sudeste da Ásia, África e Oceania. Emergiu na região das Américas no final de 2013. O nome chikungunya deriva de uma palavra do idioma makonde, falado no sudeste da Tanzânia, que significa “curvar-se ou tornar-se contorcido”, descrevendo a postura adotada pelos pacientes devido à artralgia intensa.

ZIKA

wwA Febre pelo vírus Zika é uma doença que foi detectada no país no ano de 2015, e a partir deste evento, tem se disseminado no país cursando de forma inédita segundo a literatura científica. Tendo encontrado ambiente favorável à sua disseminação, que é a presença do vetor Aedes em todo o país, em população sem imunidade à doença, vem causando enorme impacto à saúde de nossa população. É uma doença viral aguda, transmitida principalmente, pelos mosquitos Ae. Aegypti e Ae. albopictus, caracterizada por exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, artralgia, mialgia e dor de cabeça. Os casos costumam apresentar evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3-7 dias. Todavia, observa-se a ocorrência de óbitos pelo agravo, aumento dos casos de microcefalia e de manifestações neurológicas associadas à ocorrência da doença.

FEBRE AMARELA

wwA Febre amarela: é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, cujo agente etiológico é um arbovírus protótipo do gênero Flavivirus, da família Flaviviridae, transmitido por artrópodes, e que possui dois ciclos epidemiológicos de transmissão distintos: silvestre e urbano. Do ponto de vista etiológico, clínico, imunológico e fisiopatológico, a doença é a mesma. Reveste-se da maior importância epidemiológica, por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas.

DICAS DE PREVENÇÃO

AJUDE A ELIMINAR OS CRIADOUROS

Mantenha a caixa de água limpa e tampada

Deixe garrafas e outros recipientes de cabeça para baixo

Mantenha as lixeiras fechadas

Não deixe acumular água na laje

Coloque areia nos vasos de plantas

Não deixe acumular águas em pneus

wwO Aedes aegypti: é o nome científico do mosquito ou pernilongo cuja característica que o diferencia dos demais mosquitos é a presença de listras brancas no tronco, cabeça e pernas. É um mosquito doméstico, que vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas ou igrejas, por exemplo. Tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer.

ww Por ser um mosquito que vive perto do homem, sua presença é mais comum em áreas urbanas e a infestação é mais intensa em regiões com alta densidade populacional - principalmente, em áreas das cidades com ocupação desordenada, onde as fêmeas têm mais oportunidades para alimentação e mais criadouros para desovar.

ww A infestação do mosquito é sempre mais intensa em razão de água acumulada e de altas temperaturas – fatores que propiciam a eclosão de ovos do mosquito. Para evitar esta situação, é preciso adotar medidas permanentes para o controle do vetor, durante todo o ano, a partir de ações preventivas de eliminação de focos do vetor. Como o mosquito tem hábitos domésticos, essa ação depende sobretudo do empenho de toda a população.

PAINEL DE MONITORAMENTO

CONFIRA NOSSO PAINEL COM DADOS
ATUALIZADOS SOBRE ARBOVIROSES

www O painel de monitoramento de Arboviroses apresenta informações sobre dengue, chikungunya e zika, o painel busca reunir, de forma acessível, informações importantes para a tomada de decisões dos gestores da CGVS/SESAU/RR. No painel conseguimos visualizar os números de casos, números de óbitos, são apresentados indicadores, gráficos e mapas. A contextualização dos dados é um dos diferenciais da ferramenta.

MATERIAL GRÁFICO

CONFIRA NOSSO MATERIAL
DE MÍDIA SOBRE ARBOVIROSES

Modelo de Banner
Tamanho (1920 x 1080)

Modelo de Camisa
Tamanho: P /M / G / GG

Modelo de Adesivo
Tamanho: Padrão

Modelo de Card WhatsApp
CAMPANHA ARBOVIROSES
(1080 x 1080)

Modelo de Card WhatsApp
AGENTE DE ENDEMIAS
(1080 x 1080)

Modelo de Card WhatsApp
PROFISSIONAL DA SAÚDE
(1080 x 1080)

Modelo de Cartaz de Prevenção 01
Tamanho: 64cm x 46cm

Modelo de Cartaz de Prevenção 02
Tamanho: 64cm x 46cm

Modelo de Folheto Digital
Tamanho: 15cm x 21cm

Modelo de Folheto Impressão
Tamanho: 15cm x 21cm

Modelo de Fundo de Palco
Tamanho: 430cm x 212cm

Modelo de Minidoor Mosquito
200cm x 100cm

NOSSOS DOCUMENTOS

CONFIRA A DOCUMENTAÇÃO SOBRE ARBOVIROSES

CARTÃO DE ACOMPANHAMENTO
DO PACIENTE

ORIENTAÇÕES PARA
HIDRATAÇÃO

FLUXOGRAMA SUSPEITA
DE DENGUE

Equipe do Núcleo da
Febre Amarela e Dengue

Rosangela Silva dos Santos

Gerente do Núcleo da
Febre Amarela e Dengue

Joel Lima

Apoiador do Núcleo
da Febre Amarela e Dengue

Roberta Calandrini

Apoiadora do Núcleo
da Febre Amarela e Dengue

Informações

Núcleo da Febre Amarela e Dengue
NCFAD/DVE/CGVS/SESAU
E-mail: ncd.cgvs@saude.rr.gov.br